quinta-feira, 18 de março de 2010

Terminologia - As posições de braços

Os exercícios de port de bras são muito importantes no ballet clássico, pois são os braços que ajudam no equilíbrio e na execução de piruetas e saltos. Também dão um belo acabamento à dança.

As mãos devem estar leves, sem tensão. O polegar deve estar escondido atrás dos outros dedos.





Na escola russa (método Vaganova) existem 3 posições de braços, além do bras bas. Todas as outras posições são consideradas variações das três posições iniciais (VAGANOVA, Agrippina 1934 p.42).

BRAS BAS (braço baixo) - Posição de descanso ou preparação para um passo. Os braços devem estar arredondados ao longo do corpo, os ombros baixos, escápulas encaixadas e palmas da mão para dentro. As mãos não devem tocar o corpo.





PRIMEIRA POSIÇÃO - Braços arredondados, na altura do estômago. As escápulas devem estar encaixadas, ou seja, não devem aparecer.






;">




SEGUNDA POSIÇÃO - Braços arredondados e abertos. A linha dos cotovelos deve ser seguida pela linha das mãos. Cotovelos voltados para trás e palmas para frente.







TERCEIRA POSIÇÃO - Braços arredondados acima da cabeça, sem elevar os ombros. Palmas voltadas para baixo e para dentro. Os braços não devem estar nem muito para frente nem muito para trás. Nessa posição, as escápulas estão automaticamente encaixadas.





TERCEIRA POSIÇÃO BAIXA -Para Vaganova, significa que um braço está na primeira posição e o outro na segunda.








TERCEIRA POSIÇÃO ALTA - Para Vaganova, significa que um braço está na terceira posição e o outro na segunda.








Nenhum comentário:

Postar um comentário