terça-feira, 2 de março de 2010

Repertório Teórico II - Diaghilev

Sergei Diaghilev


Diaghilev tinha alma de artista, amava a dança, mas ele mesmo dizia que não tinha talento nenhum. Por isso resolveu ser um mecenas (patrocinador) da arte. Assim, fundou uma companhia de dança Les Ballets Russes de Diaghilev. Sua companhia modernizou a concepção de ballet clássico, se tornando a mais importante companhia de ballet da história. Nela trabalharam grandes coreógrafos, como Fokine, Nijinsky, Lifar, Massine, Balanchine.


Como diretor tinha total participação da escolha do repertório da companhia. E, ao contrário do que era comum na época, a companhia não apresentava apenas um ballet por espetáculo, mas sim uma serie de ballets curtos.


A mais importante companhia da história da dança no ocidente chegou ao fim com a morte de Diaghilev, em 1929. “A realização de Diaghilev foi, de fato, uma epopéia; talvez nunca mais seja possível reunir personalidades do mundo intelectual e artístico, de tal envergadura e importância, em torno de um mesmo projeto. A influência dos Ballets Russos se estendeu pelo mundo inteiro e abrangeu todos os setores da dança (...)” (CAMINADA, Eliana 1999 p.181).

Nenhum comentário:

Postar um comentário