terça-feira, 2 de março de 2010

Repertório Teórico I - La Fille Mal Gardée

La Fille Mal Gardée


Ballet de Jean Dauberval com música de Ferdinand J. Herold e posteriormente de Peter Ludwig Hertel (nas versões russas) em dois atos e três cenas.


Personagens:

Lise, Colas, Simone, Thomas e Alan.


Curiosidades:

La Fille foi produzido em meio à Revolução Francesa, quando o povo se revoltava contra o rei. Foi o primeiro ballet a colocar o povo (camponeses) no papel principal;

foi um dos primeiros ballets a ter personagens reais e não seres fantásticos;

O papel da Velha Simone (mãe de Lise) tradicionalmente é interpretado por um homem, para ficar cômico.



Resumo:

A jovem camponesa Lise é apaixonada por Colas, mas sua mãe, Simone quer casá-la com Alan filho de um rico fazendeiro chamado Thomas. No primeiro ato acontece uma série de confusões, com os dois jovens apaixonados procurando fugir da severa vigilância materna. Destacam-se a dança das galinhas e dos gatos, no início; a dança da fita de Lise; e o pas de deux de Lise e Colas com a fita. O segundo ato nos apresenta um trigal. O segundo ato representa o interior da casa de Simone. Ela e a filha estão chegando encharcadas pela chuva. Simone tranca a porta e coloca a chave, numa enorme corrente, dentro do bolso de sua saia. Logo, a velha adormece. Lisa tenta tirar a chave, mas a mãe acorda. Toma de um pandeiro, e as duas põem-se a dançar. Simone volta a dormir. Colas aparece na porta e os dois jovens se beijam e se abraçam. Percebendo que Simone está acordando, Colas fecha a porta, e Lise volta a dançar. Batem à porta. São os aldeões que vêm a cobrar pelas suas jornadas. Simone lhes paga e sai com os trabalhadores, mas deixa Lise trancada. De repente, Colas surge do meio do monte de feixes. Os enamorados trocam juras de amor e seus lenços. Percebendo que Simone está de volta, Lise esconde-o num quarto em cima da escada. A jovem finge que está varrendo, mas a velha desconfia de algo ao ver o lenço e pergunta onde arranjou. Lise fica confusa, e Simone a tranca no mesmo quarto em que estava Colas. Batem à porta. Chegam Thomas, Alan e o padre da aldeia para celebrar o contrato nupcial. Alan chama os camponeses para presenciarem a assinatura do contrato. Simone diz que Alan pode ir buscar a noiva no quarto, mas, assim que ele começa a subir a escada, Colas lhe barra o caminho. Em seguida surge Lise. Os jovens se ajoelham e pedem que os deixem casar-se. O padre e os camponeses também intercedem por eles. Simone dá seu consentimento, para sua tristeza para tristeza de Thomas e Alan. O ballet termina com uma alegre festa rústica, depois de um pas de deux dos noivos.









2 comentários: