domingo, 28 de março de 2010

História da Dança I - Danças Primitivas ( continuação)

Danças Instintivas: O homem primitivo dançava por impulso. Pela vida, força, saúde, abusndância, adoração. Nas paredes de cavernas pré-históricas, desenhos de homens com braços levantados documentam os primórdios da dança. As FORMAS eram círculos e filas, mas a participação era individual. Os MOVIMENTOS consistiam em batidas rítmicas com os pés (marcha). Os TIPOS eram abstrato e imitativo.






Dança no Período Nômade: as FORMAS continuam em círculos e filas (marchas simples). Tinham caráter MÍSTICO de adoração ao Totem do animal que cada tribo cultuava. Os ORNAMENTOS eram máscaras ou as próprias cabeças, peles ou plumagens dos animais. Esse tipo de dança (totêmica) ainda é realizado em algumas tribos da África e das Américas.







Dança no Período de Fixação do Homem à Terra: Na PRIMEIRA FASE, as FORMAS são círculos concêntricos, linhas curvas e meandros. Os GÊNEROS são danças convulsivas e estáticas. Os TEMAS eram de fertilidade (para agricultura). Na SEGUNDA FASE as FORMAS são danças de frente e dupla frente e danças de pares (com participação de mulheres). Os GÊNEROS desenvolvem mais desenhos e aparece a dança acrobática (danças de conquista e regozijo, de cárater místico, danças profanas, alegres).









Um comentário:

  1. Olá... sou de Goiânia, e estou fazendo minha Monografia, com o tema, a contribuição da Educação Musical para bailarinos clássicos. Gostaria de entrar em contato com você pra saber mais sobre fontes de pesquisa sobre História da Dança, e outras fontes que vc tiver para me indicar. Aguardo resposta.
    Obrigada.
    Abraço.

    ResponderExcluir