quarta-feira, 17 de março de 2010

Repertório Teórico II - Vaslav Nijinsky

Vaslav Nijinsky






Figura enigmática e de tempramento taciturno e sombrio, Nijinsky tornou-se um mito na história da dança. Nasceu na Ucrânia em 1890, filho de bailarinos. Aos dez anos ingressou na Escola Imperial de Ballet de São Petersburgo e foi logo considerado um aluno brilhante em ballet mas preguiçoso em outros estudos. Graduou-se em 1908, dançando Don Juan, de Fokine. A crítica rapidamente notou sua asdmirável leveza e elevação. É conhecido por sua capacidade de manter-se no ar durante um salto. Dizia-se que Nijinsky parava no ar. Certa vez, Marie Rambert ao ser perguntada sobre que altura o bailarino ficava do chão quando saltava, respondeu: "E quem olhava para o chão quando Nijinsky dançava?".
Foi primeiro-bailarino do Ballets Russes de Diaghilev, se apresentando em Paris em 1909 com as coreografias de Fokine: Pavillon D'Armide, Les Sylphides, Príncipe Igor e Cleópatra.
Obteve sucessol fenomenal dançando Le Spectre de La Rose e Petrouschka.
Sua primeira criação coreográfica foi L'Aprés Midi D'Un Faune, com música de Debussy. Essa obra causou um escândalo na época, por seu sentido erótico. Outra coreografia famosa de Nijinsky é Le Sacre du Printemps, com música de Stravinsky, que rompia com preceitos básicos do ballet clássico (os bailarinos dançavam o tempo inteiro com os pés voltados para dentro, en dedans).
Casou-se em Buenos Aires com uma bailarina da companhia. Quando Diaghilev soube, o expulsou dos Ballets Russes e rompeu com sua amizade.
Nijinsky organizou sua própria companhia, mas fracassou, pois não tinha experiência como diretor e também pela doença que o atacou e que piorou quando foi prisioneiro civil durante a guerra.
Voltou a dançar na companhia de Diaghilev quando ela foi para os EUA. Depois da turnê, criou seu último bailado, Til Eulenspiegel.
Foi internado num sanatório e veio a falecer, esquizofrênico, em abril de 1950.
Uma curiosidade: Quando os bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro dançaram A Sagração da Primeira (Le Sacre du Printemps) a contagem da música era tão rápida que para não se perderem eles escreviam toda a contagem nos braços, para "colar" durante a apresentação.









Um comentário:

  1. Tatiii , quando voce passar algum trabalho , dilvulga aqui no blog pra eu saber ta? :)
    bjs!
    Almeida.

    ResponderExcluir