Anna Pavlova

Considerada a maior bailarina do século XX, nasceu em São Petersburgo em janeiro de 1881. Aos oito anos de idade assistiu A Bela Adormecida e resolver ser bailarina. Foi admitida na Escola Imperial de Ballet de São Petersburgo em 1891 e estreou no palco do Teatro Mariynsky no ballet A Filha do Faraó. Foi promovida a primeira-solista em 1903 e três anos depois chegou a primeira-bailarina.
Dançava com muita vitalidade e grande êxtase espiritual, entregando-se completamente à dança, transfigurando- se em cena provocando profunda admiração no público.
Foi bailarina da companhia de Diaghilev. Também fundou sua própria companhia, que realizou uma série de turnês pelo mundo.
No início de uma excursão pela Holanda, em janeiro de 1931, Pavlova ficou muito doente, com pneumonia. De cama, pediu que preparassem seu figurino da Morte do Cisne, mas ela não resistiu e veio a falecer. Na noite seguinte, quando a companhia se apresentava e chegou a hora de A Morte do Cisne, a música tocou e a cortina se abriu revelando um palco vazio.
Anna Pavlova dançando A Morte do Cisne, de Fokine
Nenhum comentário:
Postar um comentário