Michel Fokine

Nasceu em São Petersburgo em abril de 1880. Aos nove anos ingressou na Escola Imperial de Bailados, tendo se graduado em 1898, entrando para o corpo de baile do Teatro Mariynsky como solista. Logo se tornou primeiro-bailarino e começou a dar aulas em 1902. Três anos depois criou suas primeiras coreografias: Acis e Galatea, para o espetáculo anual dos alunos; e, A Morte do Cisne, para Anna Pavlova.
O primeiro ballet que Fokine coreografou no Teatro Mariynsky foi Pavillon D'Armide. Também coreografou O Pássaro de Fogo para Pavlova, mas depois que ela ouviu a música de Stravinsky, não quis mais dançar, então ele deu o solo para Tamara Karsavina.
Trabalhou com Diaghilev nos Ballets Russes, o que lhe deu prestígio internacional comocoreógrafo.
É considerado o maior expoente na coreografia do século XX. Conhecido como bailarino, grande reformador das concepções tradicionais do ballet e coreógrafo inspirado. Fokine foi para o século XX o que Noverre foi parao século XVIII e exerceu grande influência em todos os ramos da arte coreográfica. Sua sensibilidade para a música é sentida na integração, sempre perfeita, entre seus bailados e o repertório musical.
Sua obra incukiu o romantismo de Carnaval, o neo-classicismo de Les Sylphides, a intensidade de Le Spectre de La Rose, o sensualismo de Scheherázade, a tragicomédia de Petrouschka, a beleza da antiguidade grega de Daphis e Cholé,o burlesco Mordaz de Le Coq D'Or.
A maioria de seus bailados permanece nos repertórios das companhias internacionais.
Faleceu em 1942, em Nova Iorque.
Uma curiosidade: a obra Les Sylphides originalmente se chamava Chopiniana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário