
ATTITUDE CROISÉ DERRIÈRE
ATTITUDE EFFACÉ DERRIÈRE
ATTITUDE DE CÔTE
ATTITUDE CROISÉ DERRIÈRE
ATTITUDE EFFACÉ DERRIÈRE
ATTITUDE DE CÔTE
ARABESQUE INCORRETO
Na escola russa - método de Vaganova - existem 4 tipos de arabesques, que são determinados pela posição do corpo em relação ao palco e pela diferença de braços.
Primeiro Arabesque
Segundo Arabesque
Terceiro Arabesque
Quarto Arabesque
O CORPO NA BARRA
A postura do corpo na barra é a base da estabilidade do bailarino. A coluna deve estar ereta, os ombros abertos, escápulas encaixadas, abdômen contraído e para dentro, costelas fechadas, quadril retrovertido (encaixado) e quadrícpes puxado para cima (joelho esticado). O peso deve estar bem distribuído nos pés, sem cair para frente ou para trás. Quando estiver com o calcanhar fora do chão, o bailarino deve sustentar o peso no metatarso, sem deixar que o pé vire, ou seja, caia para o quinto dedo ou para o primeiro dedo.
DIREÇÕES DO CORPO
1. En face - De frente
2. Croisé - Cruzado. Sua característica fundamental é o cruzamento das pernas, no cgão ou no ar, na frente ou atrás.
3. Effacé - Significa "apagado", é uma posição aberta, que contrasta com o croisé.
4. Ecarté - Separado. É quando a perna passa da linha média.
DIREÇÕES DAS PERNAS
1. Devant - à frente
2. Derrière - atrás
3. À la seconde - ao lado ("na segunda posição")
AS POSIÇÕES DO CORPO E DAS PERNAS
En face devant - corpo de frente e perna esticada à frente.
En face derrière - corpo de frente e perna esticada atrás
Croisé devant - cruzado na frente
Effacé devant - "apagado", aberto na frente
Effacé derrière - "apagado", aberto atrás
Ecarté devant - separado na frente
Ecarté derrière - separado atrás
À la seconde - na segunda posição, ao lado.
Foto: Kuarup (celebração funerária dos índios xinguanos)
Danças Guerreiras: Em geral executadas pelas mulheres, que por não irem à guerra, aos combates, dançavam para se transportarem teluricamente para ajudar os homens.
Foto: índias da tribo Xingu
Dança no Período de Fixação do Homem à Terra: Na PRIMEIRA FASE, as FORMAS são círculos concêntricos, linhas curvas e meandros. Os GÊNEROS são danças convulsivas e estáticas. Os TEMAS eram de fertilidade (para agricultura). Na SEGUNDA FASE as FORMAS são danças de frente e dupla frente e danças de pares (com participação de mulheres). Os GÊNEROS desenvolvem mais desenhos e aparece a dança acrobática (danças de conquista e regozijo, de cárater místico, danças profanas, alegres).
Gêneros de Dança
Convulsiva: com movimentos espasmódicos, levando a estados mórbidos.
Estáticas: dança com poses (contemplativas), geralmente com o intuito de invocar divindades.
Acorbáticas: dança com movimentos de alegria, em agradecimento.
Temas de Dança
Místico: dança dedicada à religião (dança sacra).
Profano: dança social ou teatral (como divertimento)
As mãos devem estar leves, sem tensão. O polegar deve estar escondido atrás dos outros dedos.
PRIMEIRA POSIÇÃO - Braços arredondados, na altura do estômago. As escápulas devem estar encaixadas, ou seja, não devem aparecer.
;">
SEGUNDA POSIÇÃO - Braços arredondados e abertos. A linha dos cotovelos deve ser seguida pela linha das mãos. Cotovelos voltados para trás e palmas para frente.
TERCEIRA POSIÇÃO - Braços arredondados acima da cabeça, sem elevar os ombros. Palmas voltadas para baixo e para dentro. Os braços não devem estar nem muito para frente nem muito para trás. Nessa posição, as escápulas estão automaticamente encaixadas.
TERCEIRA POSIÇÃO BAIXA -Para Vaganova, significa que um braço está na primeira posição e o outro na segunda.
TERCEIRA POSIÇÃO ALTA - Para Vaganova, significa que um braço está na terceira posição e o outro na segunda.
ROTADORES EXTERNOS
Visão da parte de trás da coxa - De cima para baixo : Piriforme,gêmeo superior, obturador interno, gêmeo inferior,quadrado femoral.
Visão da parte da frente da coxa - obturatório externo
No ballet, os movimentos são feitos com a rotação externa das coxas (en dehors) porque assim se consegue maior estabilidade e maior amplitude de movimentos.
Uma curiosidade sobre o "en dehors" é que ele também tem uma razão histórica. O ballet no seu princípio era a dança da corte, da nobreza. A postura "en dehors" denotava elegância.
Todo movimento que seja realizado para fora do centro do corpo também é chamado de "en dehors", por exemplo: pirouette en dehors, rond de jambe à térre en dehors etc.
Postura ---> A postura correta do ballet clássico é conseguida através do encaixe do quadril (retroversão da crista ilíaca), contração do abdômen, fechamento das costelas, abertura lateral dos ombros (encaixando as escápulas, que não devem aparecer, ativando o músculo serrátil anterior), ativação dos rotadores externos. O pescoço deve estar relaxado e livre para se mexer, os pés devem estar completamente apoiados no chão, sem deixar os maléolos mediais caírem para a frente, os quadríceps devem estar completamente puxados para cima, ou seja, "joelhos esticados".
Pés ---> Pied sur le demi-pointe: Quando na meia-ponta, o peso deve estar completamente apoiado metatarso, com os calcanharem para frente, ou seja, sem deixar o peso cair para o quinto dedo. Os dedos devem estar relaxados no chão.
PÉ CORRETO
Pied sur le pointe: Quando a bailarina está sobre o sapato de ponta, ela deve jogar o máximo que conseguir o peito do pé para frente. A ponta deve encostar completamente no chão e o peso deve estar na direção do segundo dedo. Cuidado para não deixar o peso cair para o primeiro dedo, isso irá entortar seu pé, causando torções ou outras lesões mais graves, inclusive nos joelhos.
PÉ INCORRETO
PÉ CORRETO
Pés corretos: Quando esticado à frente do corpo, o calcanhar deve apontar para cima; quando ao lado, para frente; quando atrás, para baixo. O peso deve estar totalmente apoiado na perna de base, para que não se emague os dedos no chão.
POSTURA E PÉS CORRETOS
POSTURA E PÉS INCORRETOS